RSS

É Jeová o nome de Deus?

J? Jeová? Testemunha? Testemunha de Jeová?

Uma coisa muito importante, ou a mais importante para os adeptos da seita das testemunhas de Jeová é a veneração ao nome “Jeová”.
De onde vem esse nome? Está mesmo este nome na Escritura? Porque não existe “J” na lingua Hebraica e segundo eles o nome de Deus é “Jeová”? Porque Jesus nunca disse esse nome se ele é tão importante assim? Porque Jesus ensina a falar “pai, papai (ABA em heb.)” e não “Jeová”? Essas são algumas das perguntas que deixam uma testemunha de Jeová preocupada, vamos ver abaixo essas e outras com mais detalhes.

A história do YHWH
YHWH – É o Tetragrama sagrado, o nome do Altissimo.
No hebraico não existe vogal, apenas consoantes, as palavras tinham quer ser aprendidas e assim decoradas as vogais, como os judeus quanse numca pronunciavam o nome do Eterno, com o tempo perdeu se a pronuncia.
Quando liam um texto da Escritura no lugar de pronunciar YHWH pronunciavam Adonai ou HaShem.
Alguns acham que seria fácil descobrir a pronuncia apenas adicionando vogais ao Tetragrama, mas hebraico não funciona desse jeito pode funcionar com um nome e com outro não, não pense que é tão simples assim, eu não falo hebraico, mas todos que falam de VERDADE afirmam o mesmo.

Ninguém no mundo pode afirmar categoricamente que o nome de Deus seja (Jeová, Já, Iavé, Ia, YAHO, YAHOVÁ e etc), ninguém tem o aúdio da verdadeira pronuncia dos judeus antigos, nem os judeus sabem a pronuncia imaginem os gentios?

Não se pode pronunciar um nome e dizer que é, pois foi perdida a pronuncia correta, tentalo pronunciar é um erro.

Não estou dizendo que é brasfémia chamar o Eterno de Jeová! Não é isso! O que estou dizendo é: Ninguém pode afirmar que um nome é o VERDADEIRO!
Como também não é blasfémia chamar Yeshua Ha-Maschian de Jesus o Cristo!

Alguns nomes
El – Hebraico, seu plural é Elim, numca usado no plural para o Deus de Israel, singinifaca “Deus”
Elohim – Hebraico, uma das formas como os judeus se referem a Deus, está no plural, mas não são deuses, é traduzido como Deus, significa “poderoso(s), poder(es), Deus”; E é diferente de Théos(grego) que quer dizer “deuses”
Adonai – Hebraico-Aramaico, uma das formas como os judeus se referem a Deus, significa “Meu Senhor”
El Shaddai – Hebraico El, Origem Acadiana Shaddu, significa “Deus das montanhas”
Yah – Hebraico, é a forma poetica abreviada do Tetragrama sagrado com as letras (YH) aparece em algumas palavras como Halleluyah ou seja Aleluia no português
Yeshua – Aramaico, nome do Salvador do mundo, Jesus, em Hebraico é Yehoshua – Josué que significa “O Eterno(YHWH) salva”
HaShem – Hebraico, uma das forma como os judeus se referem a Deus, significa “O Nome”

De onde vem o nome JEOVÁ?
A invenção do nome Jeová foi criada a partir da junção das letras do Tetragrama sagrado latinalizado – YHWH para JHVH mais algumas vogais dos títulos do Altíssimo que são Elohim e Adonai
Reparem que sai o Y ou I para entrar a letra J do Latim que não existe no Hebraico e também é trocada a letra W ou U pela letra V
No Hebraico o H tem som de R e no final é mudo, reparem que o R também foi tirado

Jeová = YHWH(Y,U ou J,V) +  Elohin(E,O) + Adonai(A)

Não estou dizendo que esse nome é uma blasfémia, mas que é uma montagem com letras do Tetrgrama e letras de títulos do Eterno, e categoriacamente não é o nome verdadeiro. Então os Testemunhas de Jeová não oram ao Deus de Israel mas a Jeová!

O nome Jeová na Nova Aliança?
Bom Jesus nos ensinou a orar ao Pai e não a Jeová.
Ele nos ensinou a ter entimidade com o Pai, ninguém que tem intimidade com seu pai o chama pelo nome e sim pelo título de PAI!
Se os Testemunha de Jeová oram falando Jeová e se Jeová fosse o nome do Pai eles não teriam intimidade com o Pai.

Na Nova Aliança ou Novo Testamento não aparece o Tetragrama sagrado, não foi utilizado por Jesus e nem pelos apostolos.
Jesus sempre usou Pai e os apostolos em suas cartas também usam Pai, leia e confira, na bíblia dos Testemunhas de Jeová se pode se chamar aquilo de Bíblia? Está deturpada, leia outra.

Como devemos orar
Lembrando que orar a Deus é conversar com Ele!

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Mateus 6:9
Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25
E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Mateus 26:39
E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. Mateus 26:42
E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Lucas 11:2
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. Lucas 22:42
E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. Lucas 23:46
Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
João 11:41
Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; João 17:1

Olhem como Jesus falava com o Pai, temos que seguir o exemplo do Cristo e não dos TJ’s.

Testemunha de Jeová ou Jesus???
Jesus disse em Atos 1.8 – Recebereis o Espírito Santo e sereis minhas eternas testemunhas.
Bom se vivemos na Graça na Nova Aliança ou Novo Testamento então todos deviam ser TESTEMUNHAS DE JESUS!

Os TJ’s baseiam se em um texto no antigo testamento falando que seriam testemunhas e no ano de 1931 trocam o nome de “Púlpito do Povo” para “Testemunhas de Jeová”
E ainda dizem que não sabiam que existia esse versiculo na Bíblia e por isso é confirmação de “jeová”!!! HÁHÁHÁ, é mole?
Eles dizem que colocaram o nome da “religião” sem a direção de Deus e depois dizem que “jeová” confirmou inesperadamente? Papo de mais e Bíblia de menos.

Creio que o verdadeiro CRISTÃO não deve ser chamado por outro nome além de CRISTÃO!!!
Mas se fosse chamar de Testemunha deveria ser: Testemunha de Jesus e não de Jeová! Nos pregramos Cristo crucificado I Co 1.23!

Porque os TJ’s obrigam seus adpetos a usar o nome Jeová como obrigação?
Para diminuir Jesus! Querendo cristalizar as mentes dos seus adptos para não se importarem com os versos abaixo.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Filipenses 2:9
Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Efésios 1:21

Bom vemos que o nome de Jesus é o maior nome que existe, pois é nele que temos a salvação!
Os infermos são curados através do nome de Jesus.
Os demonios saem no nome de Jesus.
Vidas são restauradas no nome de Jesus.
Todos somos batizados no nome de Jesus.
Os pecados são perdoados através de Jesus.

Vemos claramente o poder que há no nome de Jesus, e os TJ’s querem cegar seus membros para não verem a verdade e se converterem a Cristo.

Que o Amor do Pai a Graça de Cristo e as consolações do Espírito Santo seja contigo.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: